A traição de imagens e palavras

Estados psicológicos na interpretação artística e jurídica

Autores

  • Gustavo Silva Cajas Universidad de las Américas (Ecuador)

DOI:

https://doi.org/10.61243/calamo.20.368

Palavras-chave:

Intencionalismo, Arte, Direito, Magritte, Dworkin, Construtivismo

Resumo

Este trabalho explora como a teoria dos estados psicológicos ou estados mentais é aplicada na interpretação da arte pictórica e do Direito, com base na obra de Ronald Dworkin. Para tanto, foram selecionadas duas obras de René Magritte que têm causado polêmica em termos interpretativos pela dificuldade que apresentam diante das tentativas de determinação de seus significados, e o artigo 17.2 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos por ser um direito legal declaração sobre a qual a controvérsia interpretativa se concentrou em determinar se o casamento poderia ser celebrado apenas entre pessoas de sexo diferente ou também entre pessoas do mesmo sexo. Conclui-se que, ao fazer uma interpretação, recorrer à teoria dos estados mentais não é suficiente para alcançar a melhor interpretação possível na arte e no direito, razão pela qual a alternativa seria recorrer a uma interpretação construtivista.

Biografia do Autor

Gustavo Silva Cajas, Universidad de las Américas (Ecuador)

Doutoranda em Direito e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Sevilha, Espanha; mestre em Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante, Espanha, e pela Università degli Studi di Palermo, Itália. É consultor constitucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento na Corte Constitucional do Equador e professor das cadeiras de Filosofia do Direito e Lógica Jurídica na Universidade das Américas, Equador.

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

Silva Cajas, G. (2024). A traição de imagens e palavras: Estados psicológicos na interpretação artística e jurídica. Revista Cálamo, (20), 129–141. https://doi.org/10.61243/calamo.20.368