Sobre a Revista

Cálamo é uma revista acadêmica, publicada semestralmente (janeiro e julho), editada pela Faculdade de Direito da Universidade das Américas, Equador. Destina-se à comunidade científica e ao público interessado nos estudos jurídicos e na sua relação com outras ciências. Seu objetivo e missão é gerar e difundir conhecimento interdisciplinar do Direito que contribua para a análise dos problemas contemporâneos, com especial ênfase na América Latina. É uma publicação científica de acesso aberto disponível em formato digital e impresso desde 2014.

A revista realiza duas chamadas de contribuições por ano propondo um tema central, e recebe contribuições sobre diversos temas ao longo do ano. Os textos publicados nas seções Dossiê e Ensaio são textos de pesquisa que contribuem para o conhecimento e análise do Direito, bem como estudos interdisciplinares que mostram as conexões desta disciplina com o todo social, desde a Teoria Política e Constitucional, a Filosofia e as Ciências. em geral. Cálamo também publica resenhas e entrevistas em cada número, preferencialmente em relação ao tema central de cada número.

História

O nascimento de Cálamo faz parte de uma importante mudança no ensino superior no Equador. Naquela época, o país considerava estruturalmente sair de uma posição de consumo e reprodução do conhecimento para se tornar ator e contribuir para a sua construção.

Neste contexto, a Faculdade de Direito da Universidade das Américas, em 2014, decidiu criar a sua revista de estudos jurídicos e, consciente da complexidade de analisar a realidade, considerou fazê-lo numa perspectiva multidisciplinar.

Inicialmente, a revista representou uma plataforma na Faculdade para que seus professores iniciassem ou fortalecessem sua escrita acadêmica em diálogo com os autores externos que nela publicavam; e depois tornar-se um espaço de diálogo com os colegas internacionais que agora contribuem para cada publicação.

Desde o seu primeiro número, dedicado aos estudos de género, Cálamo tem-se dedicado a abordar questões atuais, relevantes e necessárias na discussão académica e social. Desde então, vários temas foram discutidos, tanto de direito público como privado, de direito local e internacional, de país e de região.

No caminho da internacionalização da revista, e de forma a garantir um elevado nível de qualidade académica, obteve a sua primeira indexação no Latindex desde o seu quarto número. Continuamos a trabalhar permanentemente para conseguir uma maior divulgação e garantir os mais elevados padrões de qualidade.