Orientações para a coordenação dos dossiês

Descarga Directrices para Coordinación

A Revista de estudos jurídicos Cálamo organiza seu conteúdo em quatro seções: Dossiê, Ensaio, Resenha e Entrevista. A seção Dossiê trata de um tema específico dos estudos jurídicos, que constitui o tema central do número. Este tema e as suas linhas temáticas são propostas por quem coordena o Dossiê e estão integradas na convocatória do número correspondente da revista. A coordenação da seção é assumida por um, dois ou três pesquisadores ou acadêmicos, que podem ser internos ou externos à Universidade das Américas.

Cálamo publica convites para coordenar a seção Dossiê duas vezes por ano. Ao mesmo tempo, e em qualquer época do ano, os interessados ​​em coordenar um Dossiê podem enviar a sua proposta para o endereço editorial (calamo@udla.edu.ec).

Requisitos

Os interessados ​​em coordenar um Dossiê deverão atender aos seguintes requisitos:

  • Possuir pelo menos uma licenciatura de quarto nível em Direito ou ciências afins, reconhecida pela instituição competente do seu país de origem (no caso de cocoordenações, pelo menos um proponente deverá cumprir este requisito);
  • Ter nível de conhecimento suficiente no tema proposto, que deve estar refletido no currículo;
  • Enviar à direção editorial da revista uma proposta completa que esteja alinhada com a Política Editorial da Cálamo.

Conteúdo da proposta

As pessoas interessadas em coordenar um Dossiê e que atendam aos dois primeiros requisitos deverão enviar sua proposta para calamo@udla.edu.ec, juntamente com os currículos dos proponentes. A proposta deverá conter:

  • Tema central (máximo 10 palavras);
  • Apresentação do tema (1000 a 3000 cce) e justificação da sua pertinência e pertinência;
  • Cinco a dez eixos temáticos brevemente explicados;
  • Dados do candidato: nome completo, filiação institucional ou profissional, grau académico, identificador ORCID, perfil curricular (máximo 800 cce);
  • Lista de contatos de pelo menos seis possíveis autores (nome, e-mail e/ou telefone);
  • Lista de contatos de pelo menos dez possíveis avaliadores especialistas no tema proposto (nome, e-mail e/ou telefone).

Aceitação e seleção da proposta

A aceitação e seleção das propostas serão feitas pela Direção Editorial após consulta ao Comitê Editorial. Para isso, será levada em consideração a relevância do tema proposto, sua originalidade, contribuição e validade. Também serão valorizados o perfil e expertise dos proponentes em relação ao tema proposto.

A aceitação das propostas será comunicada por e-mail no prazo máximo de 15 (quinze) dias a partir do encerramento da convocatória para coordenação do Dossiê. A comunicação de aceitação conterá a definição do número da revista na qual o Dossiê será integrado, bem como um cronograma das principais fases do processo de edição (convocação, recepção de artigos e outras colaborações, revisão por pares cegos, recepção de artigos corrigidos, revisão pela equipe editorial, correção de estilo, diagramação, publicação).

Responsabilidades de coordenação

Quem coordena um Dossiê compromete-se a:

  • Estar informado sobre o regulamento da revista e cumprir a Política Editorial e o Código de Ética;
  • Apoiar a gestão editorial com a identificação de especialistas que possam colaborar como revisores pares;
  • Divulgar a convocatória do tema entre seus contatos e redes, e convide acadêmicos e pesquisadores que possam contribuir com o tema com artigos, resenhas e/ou entrevistas;
  • A pedido da Direção Editorial, ler os textos corrigidos por autores que tenham sido avaliados desfavoravelmente (um ou dois laudos arbitrais que recomendem modificações importantes) e emitir critério favorável ou desfavorável para sua publicação;
  • Ler as versões finais dos textos dos Dossiês aceitos para publicação;
  • Escrever uma apresentação do Dossiê entre 10.000 e 20.000 cce, incluindo resenha(s) e entrevista(s), caso se enquadrem no tema do Dossiê. Esta apresentação incluirá uma introdução sobre o tema central como estado da arte, e a apresentação dos textos, destacando para cada um o seu contributo para o estudo do tema central ou da sua linha temática.