Frankenstein, ou, o prometeu moderno

Os impulsos da modernidade e o mundo jurídico pós-moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61243/calamo.20.377

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Relativismo, Crise da cultura, Direito, Literatura clássica

Resumo

A conjuntura social presente vige em meio à crise da cultura instaurada, cujos meandros alcançam o Direito, como expressão dos valores sociais. De modo semelhante, as manifestações artísticas, como elementos da cultura, são fontes inestimáveis de conhecimento do pensamento de uma época, sendo esse o caso de Frankenstein, ou o Prometeu moderno, de Mary Shelley, por guardar relevantes aspectos da perspectiva moderna, cujos desdobramentos se fazem sentir nos dias correntes. Portanto, o presente trabalho aborda a narrativa de Mary Shelley como obra representativa do desencadeamento ruptura cultural perpetuada na pósmodernidade, bem como suas implicações na esfera jurídica.

Biografia do Autor

Érika Rigotti Furtado, Universidade da Força Aérea (UNIFA), Brasil

Professora de Direito do Comando da Aeronáutica, Brasil; mestrado e doutorado em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Referências

Aristóteles. 2013. Poética e Tópicos I, II, III e IV. Tradução de Marcos Ribeiro de Lima. São Paulo: Hunter Books.

Baumann, Zygmut. 1997. A Ética Pós-moderna. Tradução de João Resende Costa. São Paulo: Paulus.

Bloom, Alan. 1989. O Declínio da Cultura Ocidental: da crise da universidade à crise da sociedade. Tradução de João Alves dos Santos. São Paulo: Best Seller.

Bulfinch, Thomas. 2018. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Tradução de David Jardim Júnior. Rio de Janeiro: Harper Collins.

Fuks, Rebeca. 2023. 10 poemas de Fernando Pessoa para conhecer a vida do poeta. Disponível em https://www.ebiografia.com/poemas_fernando_pessoa/ Acesso em 10 out 2023.

Gearini, Victória. 2020. “Entre livros e o amor livre: a emocionante vida de Mary Shelley, a escritora do clássico Frankenstein. Aventuras na História”. Disponível em https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/vitrine/historia-mary-shelley-frankenstein.phtml

Kleinman, Paul. 2014. Tudo que você precisa saber sobre filosofia: de Platão e Sócrates até a ética e metafísica, o livro essencial sobre o pensamento humano. 9ª edição. Tradução de Cristina Sant’Anna. São Paulo: Editora Gentes.

Naucke, Wolfgang e Regina Harzer. 2008. Filosofía del derecho: conceptos básicos. Ciudad de Buenos Aires: Editora Astrea.

Ortega y Gasset, José. 2022. Ao redor de Galileu: esquemas das crises históricas. Tradução de Felipe Denardi. Campinas/SP: Vide Editorial. Pecoraro, Rossano. 2023. Niilismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Coleção Filosofia Passo a Passo.

Pinheiro, Vitor Sales. 2021. A crise da cultura e a ordem do amor: ensaios filosóficos. São Paulo: É Realizações. Platão. 2012. A República. Tradução de Ingredi Cruz de Souza Neves. Brasília: Editora Kiron.

Shelley, Mary. 2022. Frankenstein, ou, o Prometeu Moderno. Tradução de Eduardo Levy. Dois Irmãos/ RS: Editora Clube da Literatura Clássica.

Strauss, Leo. 2016. Introdução à Filosofia Política: Dez ensaios. Tradução de Élcio Verçosa Filho. São Paulo: É Realizações.

Villey, Michel. 2019a. A Formação do Pensamento Jurídico Moderno. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes. Villey, Michel. 2019b. Filosofia do Direito: definições e fins do Direito; os meios do Direito. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes.

Weaver, Richard M. 2012. As Ideias Tem Consequências. Tradução de Guilherme Araújo Ferreira. São Paulo: É Realizações.

Zimmermann, Augusto. 2022. Cosmovisões do Direito no Mundo Ocidental. Londrina/PR: Educação, Direito e Alta Cultura

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Rigotti Furtado, Érika. (2024). Frankenstein, ou, o prometeu moderno: Os impulsos da modernidade e o mundo jurídico pós-moderno. Revista Cálamo, (20), 46–56. https://doi.org/10.61243/calamo.20.377